quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nós de Bétele

A noz de bétele é a semente da palmeira de bétele (Areca catechu). Esta palmeira pode crescer até 20 metros e tem folhas com 1 metro de comprimento.

É uma das plantas mais populares do mundo. As suas folhas são convertidas em papel para enrolar tabaco e ervas.
A noz de bétele é mastigada com lima queimada e por vezes outras ervas. Há milhões de asiáticos que apreciam a sua dose diária de noz de bétele assim como os Europeus gostam da sua chávena de chá.
O uso regular da noz de bétele mancha a boca e os dentes de um vermelho forte. Os mascadores asiáticos da bétele têm orgulho nestas manchas.

Efeitos

A noz de bétele é um estimulante. A substância activadora, arecoline, tem um efeito estimulante do sistema nervoso central, melhora as capacidades de aprendizagem e de raciocínio, facilita a respiração, melhora a disposição e reduz a pressão cardíaca. Dá uma sensação de euforia e tem qualidades afrodisíacas.

Mastigar bétele causa um relaxamento alegre e uma agradável sensação na boca, que sobe até ao cérebro, e é um passatempo aprazível.

Aviso

Mastigar regularmente a noz de bétele é muito mau para os dentes e deixa-os tingidos de vermelho. Dosagens altas podem causar diarreia e tonturas. O uso a longo termo pode causar ligeira habituação.

Tem cuidado ao tomar o pó de noz de bétele. Doses muito altas podem ser mortais. Nunca uses mais de 3 gramas de cada vez e 6 gramas por dia. Filtra a bebida com um filtro de café.

Nenhum comentário: