terça-feira, 17 de julho de 2012

Da primeira droga ao Crack



Da primeira droga ao Crack: A seqüência de drogas consumidas por um grupo de usuários na cidade de São Paulo 
A identificação de uma seqüência de drogas usadas no período que corresponde da adolescência à idade adulta é uma área de grande interesse para muitos pesquisadores. 

Estudos mostram que outros fatores, além da capacidade de decisão do adolescente, estão envolvidos no estabelecimento da progressão no uso de drogas, dentre eles estão a idade do usuário e o ambiente. 
No Brasil, um outro fato que acresce esta observação é a influência do tráfico de drogas, que foi um determinante para a imposição ao consumo de determinadas drogas, como o “crack”, em São Paulo. Saber a seqüência dos estágios do uso de drogas dentro de uma população pode ser uma ferramenta eficaz para medidas de intervenção bem sucedidas. 
Este estudo tem como objetivo identificar a seqüência de drogas usadas por usuários e ex-usuários de “crack”, assim como, os fatores que influenciam esta progressão, a identificação de possíveis grupos de risco, as primeiras e últimas drogas desta seqüência, e a procura da intervenção adequada em programas de prevenção. 
A principal característica deste trabalho foi o uso de uma metodologia qualitativa que assegurasse uma investigação profunda do problema. Além disso, foi baseada na opinião dos entrevistados e no modo como o problema foi enfrentado por eles. 
Os autores utilizaram uma entrevista semi-estruturada de longa duração. Trinta e um usuários e ex-usuários de crack foram entrevistados até alcançar a saturação teórica das informações. O critério utilizado eram homens, usuários de crack com 18 anos ou mais de classe média ou baixa. 
O questionário continha questões abertas que combinava tópicos sobre dados sócio-demográficos, história familiar, história de uso de drogas, percepção do entrevistador. 

Obrigado pela atenção!!! 

Obs.. amanhã postaremos sobre os resultados do estudo, fique ligado!!!

Nenhum comentário: