A merla é um subproduto da cocaína. É retirada das folhas da coca onde se adiciona alguns solventes como: querosene, ácido sulfúrico, cal virgem etc.
Misturados esses solventes se transforma em um produto de consistência pastosa com uma concentração variável entre 40 a 70% de cocaína (com 1kg de cocaína pode-se produzir até 3kg da droga merla).
É uma droga altamente perigosa, causa dependência psíquica, física e provoca danos às vezes irreversíveis ao organismo.
Pode ser fumada pura ou misturada ao tabaco ou a maconha.
Efeitos:
O seu efeito é excitante do sistema nervoso central. A sua atuação é semelhante ao da cocaína, causa euforia, perda de peso, diminuição da fadiga, do sono, do apetite, alucinações, delírios e confusão mental.
Devidos aos ácidos e solventes os usuários podem apresentar casos de fibrose (endurecimento pulmonar).
O usuário geralmente apresenta seus dedos amarelados, olhos lacrimenjantes, vermelhos, irritabilidade e tremores nas mãos.
Passando a euforia provocada pelo uso da droga surgem novos efeitos como: alucinação, depressão, paranóia de perseguição. Essas sensações continuadas podem levar o usuário em alguns casos ao suicídio.
O efeito da merla dura cerca de 15 minutos por ser mais atuante no organismo do que o crack.
A primeira sensação é de bem-estar. O corpo exala na eliminação pela transpiração, um forte cheiro dos produtos químicos que são adicionados a droga na hora do seu preparo.
Os usuários de merla entram rapidamente para a delinqüência, 68% roubam para sustentar seu vício, 17% se envolvem com o tráfico para comprar sua própria droga, e 20,5% dos usuários tentaram o suicídio para fugir da crise de abstinência ou da depressão causada pelo uso constante da droga merla.
Origem: originária da folha da coca acrescentada de alguns solventes.
Classificação: Ilícita, causa dependência e excitante
Nenhum comentário:
Postar um comentário